sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Defesa Civil alerta para risco de chuva forte em SC nos próximos dias

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco de chuva forte no Estado nos próximos dias. De acordo com a Epagri-Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no Estado, entre esta sexta-feira e o sábado o sol aparecerá entre nuvens em todas as regiões.
Segundo o órgão, a chuva será mais persistente no Litoral Norte, onde os volumes podem totalizar 40 milímetros. Do Oeste ao Litoral Sul, o sol deve aparecer por períodos mais prolongados, com pancadas rápidas de chuva à tarde.
Nas outras regiões, haverá maior variação de nuvens com chuva fraca no início e fim do dia. No litoral, o mar fica mais agitado no sábado, com ondas 2,5 a 3 metros de altura, mais altas nas áreas afastadas da costa.
O domingo deve começar ensolarado, mas o clima muda entre a tarde e a noite. A chegada de uma frente fria pode provocar pancadas de chuva, com trovoadas e temporais isolados o Oeste ao Litoral Sul. Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, a frente fria avança sobre as outras áreas do Estado.
Na segunda-feira, o tempo volta a ficar estável com predomínio de sol no decorrer do dia.



Recomendações da Defesa Civil


A Defesa Civil pede que as pessoas observem qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas casas e inclinação de postes e árvores. Neste caso é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros das casas, com boas coberturas, como banheiros. A Defesa Civil orienta a fechar janelas e portas e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.

DIARIO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário